Parceria entre Cederj e UENF viabiliza pesquisas em Itaocara

Algumas pesquisas do Campo Experimental da UENF poderão ser realizadas nos laboratórios do Cederj de Itaocara
À esquerda, o pesquisador Leandro H. Viana, e à direita o diretor do Cederj, professor Anselmo D. Biasse (Foto: Divulgação)
   A parceria firmada entre o polo do Cederj de Itaocara e o Campo Experimental da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) vai viabilizar o desenvolvimento de pesquisas científicas no polo de Itaocara. Antes, alguns dos experimentos em laboratórios precisavam ser realizados na sede da UENF, em Campos dos Goytacazes.

   De acordo com o diretor do Cederj Itaocara, Doutor Anselmo Biasse, a parceria permitirá de imediato que os alunos do CEDERJ Itaocara possam estagiar e realizar intercâmbio entre os projetos de extensões, pesquisa existentes, ampliando gradativamente para outras áreas e atuação.

   Outra novidade, segundo Biasse, é que algumas pesquisas (experimentos) do Campo Experimental serão realizados nos laboratórios do CEDERJ Itaocara, não precisando mais ser realizadas na UENF em Campos do Goytacazes, possibilitando agilidade para as pesquisas, diminuindo custos dentre outros benefícios.

   A parceria foi realizada durante reunião entre o diretor do Cederj de Itaocara e gerente geral do Campo Experimental, o pesquisador Doutor Leandro Hespanhol Viana. Na ocasião, Viana apresentou a Biasse todas as instalações do Campo Experimental e algumas das pesquisas em desenvolvimento na unidade.

O Campo Experimental

   O Campo Experimental de Itaocara foi inaugurado em 1993 e está vinculado ao Laboratório de Fitotecnia, do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da UENF. Sediado na Ilha Barra do Pomba, no Campo de Semente, ocupa uma área de 151 hectares, onde 76 hectares são de mata nativa.

   Em Itaocara, a UENF desenvolve pesquisa na área de Melhoramento Genético Vegetal e Fitotecnia, de projetos de pesquisa que envolvem a formação de alunos de Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

Comentários