Defesa Civil vai ampliar serviço de alerta de risco por SMS

Moradores receberão pelo celular alertas como chuvas fortes, aumento do nível dos rios e deslizamentos de terra
Moradores receberão alertas da Defesa Civil pelo celular (Foto: Reprodução/ Folha Itaocarense)
   A partir de segunda-feira (18/12), a população fluminense vai ganhar um importante reforço na prevenção aos desastres causados por chuvas fortes, aumento do nível de rios e deslizamentos de terra. O serviço de alerta de riscos por SMS, gerenciado pela Secretaria de Defesa Civil desde 2014, vai funcionar em mais uma plataforma gratuita disponibilizada pela Defesa Civil Nacional.

   De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, a nova ferramenta vai ampliar o alcance dos avisos que já são enviados, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis, a fim de evitar tragédias.

   "O Estado do Rio de Janeiro é pioneiro no envio de mensagens para celular com alertas e recomendações de Defesa Civil. A nova plataforma desenvolvida pelo Governo Federal vai fortalecer ainda mais a cultura de prevenção na população", afirmou o secretário.

Cadastro

   Em parceria com as operadoras de telefones móveis, até o fim do mês, aproximadamente 25 milhões de celulares do estado vão receber um SMS oferecendo o cadastramento gratuito. Para aceitar, basta responder à mensagem com o número do CEP de interesse. É possível cadastrar mais de um endereço por celular, apenas separando os CEPs com um espaço.

   Também é possível adquirir o serviço enviando o CEP diretamente para o número 40199, a qualquer momento, não sendo necessário aguardar o recebimento da mensagem.

   "É muito importante que as pessoas façam a adesão ao serviço para que possam ser avisadas dos riscos iminentes de inundação, alagamento, temporal, escorregamento, além de receberem orientações de como proceder em situações adversas", destacou o subsecretário de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.

Lista de CEPs

Itaocara: 28570-000
Laranjais: 28580-000
Portela: 28595-000
Jaguarembé: 28575-000
Estrada Nova: 28590-000
Batatal: 28585-000

   Caso não resida no município de Itaocara e não saiba o CEP de sua localidade, basta pesquisá-lo CEP no site www.qualocep.com.

Comentários