O desenrolar da operação que prendeu o ex-vereador de Itaocara e empresário capixaba

Operação Gigabyte teve o objetivo de dissolver organização criminosa que se especializou em fraudar licitações no Noroeste Fluminense
(Foto: Seylor Ornellas/ Folha Itaocarense)
   Foi deflagrada operação “Gigabyte” nesta quinta-feira (14) pela 135ª DP (Itaocara), com apoio das 155ª (São Sebastião do Alto), 142ª (Cambuci), 141ª (São Fidélis), 144ª (Bom Jesus do Itabapoana), 139ª (Porciúncula) e 136ª (S. Antônio de Pádua) delegacias e a da delegacia de Guaçuí, no Espírito Santo, com o objetivo de dissolver organização criminosa que se especializou em fraudar licitações.

   O delegado titular de Itaocara, Drº Ronaldo Andrade Cavalcante, informou que foram realizadas duas prisões cautelares e busca e apreensão respectivamente de Michel Ângelo Machado de Freitas e Vandir Dias de Freitas.
Policiais civis cumprem mandado de busca e apreensão na residência do ex-vereador (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
   De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em quatro residências no Centro, Caxias, Adolvane e em Portela, além das residências de Michel e Vandir, com apreensão de diversos documentos e computadores, já com sigilo de dados levantado pela ordem judicial.

   O Delegado esclareceu que a organização criminosa fraudava licitações na contratação de serviços de informática e assessoria para Câmaras de Vereadores de Itaocara e São Fidélis, além da Caixa de Assistência, Previdência e Pensões dos Servidores Públicos Municipais de Miracema (CAPPS).

   Cavalcante finalizou acrescentando que os envolvidos estão indiciados pelos crimes de lavagem de dinheiro, crimes contra a administração pública, supressão de documento público, prevaricação, sonegação fiscal entre outros. Oito pessoas foram conduzidos para oitiva no inquérito.

Comentários