Incêndios voltam a destruir matas e pastos no Arrozal, na zona rural

Mais cedo, chamas atingiram a RJ-158, entre Itaocara e o distrito de Portela; fogo foi controlado por bombeiros e voluntários
(Fotos e vídeo: Leitor/ Folha Itaocarense)
   Desde domingo (17) grandes incêndios têm assustado produtores rurais da localidade de Arrozal, em Itaocara. Na tarde de ontem outro grande incêndio foi registrado na localidade. As chamas destruíram matas e pastos e voltou ameaçar o gado.

   O Corpo de Bombeiros de Itaocara, que já havia atuado em outro grande incêndio em vegetação às margens da RJ-158 horas antes, enviou a equipe para a localidade. O trabalho de controle das chamas durou horas e contou com apoio de vários voluntários.


Prática criminosa

   Embora comum na região, a prática de incendiar pastos e matas é considerada crime por diversas leis. Uma delas é a Lei Federal de n° 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que em seu artigo 41º é clara: provocar incêndio em mata ou floresta é crime, cujas penalidades são reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

   Na região, a 3ª Unidade de Polícia Ambiental mantém um disk denúncias para que a população possa ajudar a combater crimes ambientais, como queimadas e desmatamentos. O telefone é (22) 2561-3228 e o custo é de uma ligação local.

Comentários