Como será o eclipse em Itaocara?

Na manhã do próximo domingo (26) a atenção dos moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste estará voltada para o Sol

    O carnaval de 2017 será mais especial por um motivo, um eclipse raro vai acontecer na manhã deste domingo (26) e será visível para os moradores da região. O fenômeno atinge o auge às 10h40, quando a Lua cobrirá 43% do nosso Sol. Mas a previsão de chuva poderá dificultar a observação. 

   O céu nublado predomina durante todo o dia e não está descartada a possibilidade de chuva. Mas mesmo entre muitas nuvens o Sol poderá aparecer. Os moradores do Norte e Noroeste terão uma possibilidade maior de observar o fenômeno. Para para quem estar na Serra, o tempo mais instável poderá prejudicar a observação.
   
   A Lua cobrirá quase todo o Sol, deixando apenas um "anel de fogo", no Sul do Chile e da Argentina. Este eclipse durará apenas um minuto. Para as demais áreas da América do Sul o visual é diferente. No estado do Rio de Janeiro 43% do Sol estará coberto. É como se a estrela levasse uma "mordida".

   Mas a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON), ressalta que a observação do fenômeno só pode ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. "Nunca deve-se olhar diretamente para o Sol nem mesmo com o uso de filme de raios X, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica o olho de modo irreversível", alerta Josina.

   O Geocities traz algumas recomendações para quem quer assistir ao eclipse com segurança. Além disso, há outros sites, como Slooh, que transmitirá ao vivo o eclipse.

Comentários