Mais de 90 pássaros são resgatados em Ipituna, S.S. do Alto

Aves da fauna silvestre estavam sendo mantidas em gaiolas em duas residências do distrito altense
(Fotos: Divulgação/ 3ª UPAm)
    Dois moradores da Rua Nossa Senhora Aparecida, em Ipituna, distrito de São Sebastião do Alto, foram detidos na manhã desta segunda-feira (24) pela Polícia Ambiental, durante um patrulhamento pela localidade. Na casa deles, noventa e quatro pássaros mantidos em gaiolas foram resgatados.

    Segundo a 3ª Unidade de Polícia Ambiental, em uma das casas os agentes observaram várias gaiolas contendo pássaros da fauna silvestre, penduradas ao redor da residência. O morador "A.M.M." informou que não possuía autorização do órgão ambiental competente. Os pássaros - cinquenta e oito coleiros, oito trinca-ferros, quatro canários da terra, cinco tizis, quatro tico-tico, um galo da serra e um sanhaço - foram apreendidos.

   Ainda na mesma rua, os agentes observaram outra residência com gaiolas penduradas. O morador "A.C." também não possuía autorização para criá-los em cativeiro. Na casa dele foram apreendidos seis coleiros, quatro trinca-ferros, dois curiós e um boiadeiro.

    Os dois foram conduzidos para a 155ª Delegacia Policial  de São Sebastião do Alto. Eles foram autuados por crime ambiental. Eles foram liberados, mas se condenados, a pena para o crime é de até um ano de detenção e multa.

    Os pássaros foram conduzidos pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) para serem avaliados, e se possível, devolvidos à natureza. A 3ª UPAm sempre lembra que a população pode ajudar a denunciar crimes ambientais, denunciando através do telefone (22) 2561-3228.

Comentários