Acompanhe em tempo real a situação de enchente do Paraíba do Sul

Vários municípios da região estão sendo atingidos pela enchente
Paraíba do Sul acima do nível normal em Itaocara
   O Folha Itaocarense inicia mais uma cobertura em tempo real da situação das chuvas na região. A todo momento estaremos trazendo informação sobre a cheia do Paraíba do Sul.

   - Por volta das 20h, a água já começou invadir quintais de casas no Porto das Barcas, em Aperibé. A prefeitura começa a ajudar a população a erguer os pertences.

   - Por volta das 20h30min, ilhas já estavam submersas entre Itaocara e Aperibé. No pátio do Hospital Municipal de Itaocara já havia cerca de 30cm de água, segundo informações da GCM Itaocara. Todos os veículos foram retirados do local. Na São José e na Patápio Silva, lojistas estavam levantando os produtos temendo que a água os alcance.

   - O Corpo de Bombeiros informou que tem esperado a chegada das águas, mas ainda não é motivo para alarde. Os moradores das áreas mais baixas da cidade, como Caxias, Centro e Beira Rio podem se preparar para e enchente.

   - Corpo de Bombeiros pede a população que evite ligar para o 193 para pedir informações sobre a enchente. O telefone deve ser utilizado apenas para socorro ou ajuda.

   - Estamos enfrentado problemas como fotos, mas dentro de alguns minutos serão postadas.

   - Agora por volta das 22h20min, o nível do Paraíba do Sul já atingiu 4,75m, sendo que a cota para transbordo é de 5,10m, segundo os bombeiros.

   - (22h29min): nossa equipe acompanha a situação na área central de Itaocara. A Praça Adão e Eva já está alagada, assim como outras áreas do Parque Paulo Fernandes. Na R. Pápio Silva, a água retorna para os bueiros e chega à rua.

   - A Defesa Civil de Itaocara pede que a população não se aproxime das margens do Rio Paraíba do Sul e do Córrego Santo Antônio ( Valão do Caxias), para evitar que as mesmas caiam nas águas.

   - A (22h39min): Defesa Civil de Itaocara informa que a situação em Além Paraíba já começa a melhorar. A vazão em Ilha dos Pombos foi reduzida de 3.200m³/s para 2.800m³/s.

   - A Defesa Civil está em estado de "Alerta" em Itaocara e Cambuci. A população ribeirinhas das duas cidades já está sendo retirada.
Córrego Santo Antônio no Caxias às 22h
   - Há uma informação de um agente da Defesa Civil do Rio de Janeiro relatando que as águas atinjam nível superior à cheia de janeiro de 2012. A Guarda Civil de Itaocara está em alerta total.
Praça Adão e Eva sendo tomada pelas águas por volta das 22h
Leitora mostra Rua Patápio Silva às 23h14min
   - Informação de um agente da Defesa Civil do Rio de Janeiro é de que as águas atinjam os níveis mais altos desde a última enchente (em 2012), quando o Centro de Itaocara foi alagado, mas ainda não é motivo para alarde.

   - A Defesa Civil também emitiu alerta para São Fidélis. Segue a nota:
    "Por medida de precaução, a Defesa Civil Municipal pede que todos os ribeirinhos fiquem em alerta, pois há possibilidade de aumento no volume do Rio Paraíba do Sul. Por favor em caso de necessidade, ligar 193 - Corpo de Bombeiros."

   - O Rio Pomba está com situação controlada, logo, o distrito de Portela, e as cidades de Cambuci e São Fidélis estão com situação parecida à Itaocara.
Rua Patápio Silva às 23h35min
   - Uma leitora relatou que o distrito de Batatal também já possui alagamento. Vale lembrar que os moradores das áreas mais suscetíveis a enchente devem levantar os pertences. A situação é igual em Portela.
Rua do Campo em Batatal às 00h
   - (0h10min): Daremos uma pausa nas informações e voltaremos às 7h.

   - (6h42min): O Paraíba do Sul atinge 5,40m na medição de 6h, segundo a Guarda Civil Municipal. Com isso, o rio já atingiu a cota de transbordo. Boa parte do Centro e Caxias foram alagados. A situação é crítica também no Jardim da Aldeia e Bom Vale.

   - (6h50min): A água continua subindo rapidamente e tem alarmado a população. Agora pela manhã o nível continua subindo cerca de 20cm/h, pela noite de ontem foi ainda mais rápido, 25cm/h. A expectativa é de que o nível se estabilize ainda pela manhã e pela parte comece a recuar.
Porto das Barcas por volta das 6h
Rua Ana Catarina às 7h30min
    - Nossa equipe entrou em contato com o Secretário de Defesa Civil de Itaocara, Willian Reis, que no momento informou que não conseguiu contato com Além Paraíba/Carmo para saber por mais quanto tempo a água irá subir.

   - (7h39min):Único acesso à Aperibé tem sido feito pela Rua José Jabino, no Florestal.

   - Segundo informou à Redação do Jornal da Região, por telefone, o Secretário Municipal de Obras de Além Paraíba, Levindo Dias, por volta de 21 horas de ontem (sábado, 16 de janeiro de 2016), as águas do rio Paraíba do Sul começaram a baixar. O Paraíba atingiu uma vazão máxima de 3.200 metros cúbicos por segundo— conforme dados repassados por Furnas Centrais Elétricas para a Prefeitura de Além Paraíba. Por volta de 21 horas, o nível do rio começou a diminuir, com bastante rapidez. No decorrer do dia 16 de janeiro, as águas do rio Paraíba invadiram inúmeras residências ribeirinhas ao longo da cidade — do bairro Jaqueira à Parada Breves. Há 30 anos, “desde 1985” — conforme afirmam os moradores ouvidos pela reportagem do AGORA, da cidade, (que percorreu todos o bairros banhados pelo rio)— o Paraíba não apresentava esse volume de água.
São José por volta de 7h30min
   - A água tem subido cerca de 6cm/h pela manhã. O nível deve se aproximar da enchente de 2012.
    - Bairros Caxias, Jardim da Aldeia e Centro estão parcialmente debaixo d'água. A Av. Marechal Floriano Peixoto já está intransitável em alguns pontos. Várias famílias foram obrigadas a deixarem suas casas.

   - (8h20min): O Corpo de Bombeiros retira as crianças do abrigo no Jardim da Aldeia.

   - (8h41min): Segundo o Prefeito de Itaocara, Gelsimar Gonzaga, ainda não há possibilidade de Itaocara decretar situação de emergência. A previsão é de que as águas subam mais 40cm nas próximas horas, atingindo nível superior a enchente de 2012.
Rua São José às 8h40min
Morador improvisa barco no Jardim da Aldeia
    - Chuva não cessa em Itaocara, por volta de 9h02min chove fraco a moderado no Centro. A preocupação, entretanto, é com as águas que descem da cabeceira do rio.
Nilo Peçanha pela manhã
Distrito de Batatal também está debaixo d'água
   - (9h25min): o distrito de Porto Velho, em Carmo, ainda continua alagado. Em Além Paraíba, as águas começaram abaixar por volta das 21h.
Foto enviada por um leitor mostra o Calçadão pela manhã
   - (9h41min): a velocidade da subida no nível do rio tem diminuído consideravelmente, entretanto o alerta deve ser mantido A água deve se estabilizar até 11h, segundo estimativas das autoridades.

   - (11h20min): trânsito caótico na Marechal Floriano Peixoto. A enchente tem provocado congestionamento na saída para Aperibé.

   - A Rua Magno Martins (próximo ao Hospital Muncipal), também já está enchendo. Ainda há passagem de veículos.

   - Por volta das 11h, o nível do Rio Paraíba do Sul começa estabilizar  após atingir o nível mais alto desde 10 de janeiro de 2012.

   - A Secretária de Assistência Social de Itaocara, Ercineia Cabral, informou que se encontra adoentada e não pôde acompanhar a situação na cidade, porém, informou que a Secretaria está oferecendo suporte, como o caso das crianças do abrigo.

  - Pelo menos 70 famílias deixaram suas casas no Porto das Barcas, em Aperibé. Em Itaocara, ainda não há numero de desalojados.

  - A cheia em fotos >>> Enchente do Paraíba do Sul em Itaocara em fotos

   - (12h35min): Segundo leitores, a situação em Portela é de "Alerta", entretanto, apenas uma rua foi alagada, conhecida como Rua da Igreja de São Pedro.

   - (12h38min): No Centro a água se estabilizou. Nos últimos minutos o nível recuou cerca de 1cm.

   - (13h14min): informamos que a internet em nossa redação tem apresentado instabilidade, ou seja, estamos enfrentando problemas em atualizar as informações e fotos.

   - (13h45min): A água já alaga algumas ruas de Portela e Três Irmãos está parcialmente debaixo d'água. Em Cambuci, o Paraíba começa a transbordar no Centro.

   - (14h21min): A água já escoou alguns centímetros em Itaocara, mas sobe em Portela e Cambuci. O Folha Itaocarense encerra a cobertura da enchente, publicando em seguida o balanço de desalojados nas cidades atingidas, fotos e vídeos ou, caso necessário, outros alertas e informações. Obrigado a você que pôde nos acompanhar e através de nós, pôde alertar aqueles que residem em áreas mais baixas da cidade.

Comentários

  1. Segundo informou à Redação do Jornal da Região, por telefone, o Secretário Municipal de Obras de Além Paraíba, Levindo Dias, por volta de 21 horas de ontem (sábado, 16 de janeiro de 2016), as águas do rio Paraíba do Sul começaram a baixar. O Paraíba atingiu uma vazão máxima de 3.200 metros cúbicos por segundo— conforme dados repassados por Furnas Centrais Elétricas para a Prefeitura de Além Paraíba. Por volta de 21 horas, o nível do rio começou a diminuir, com bastante rapidez.

    No decorrer do dia 16 de janeiro, as águas do rio Paraíba invadiram inúmeras residências ribeirinhas ao longo da cidade — do bairro Jaqueira à Parada Breves.
    Há 30 anos, “desde 1985” — conforme afirmam os moradores ouvidos pela reportagem do AGORA, da cidade, (que percorreu todos o bairros banhados pelo rio)— o Paraíba não apresentava esse volume de água.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È lamentável que, em meio a situações como essa, pessoas como V.Exª. (pois o acho digno de ser tratado assim), não se preocupe com os seres humanos que estão em questão, e sim com o tamanho de uma localidade ou a quantidade de ruas que ela possui.
      Sinto muito e quero acreditar que seu "conteúdo" seja bem mais do que puramente isso...

      Excluir
  3. Aqui na Rua Coronel Vicente Cunha tem parte de alagamento também, próxima a estrada de chão

    ResponderExcluir
  4. *Obs: Em Portela a rua citada acima.

    *Obs> Só lamento pelos engraçadinhos sem noção.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde ! Estou em Macaé e tive dificuldades de passar em itaocara no domingo para chegar em Macaé.
    Gostaria de saber se ainda existe alagamento na cidade, pois se houver, irei fazer outro caminho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ate agora nao mais!!! mas tem previsao de novos alagamentos pois o rio voltou a encher

      Excluir
  6. Gostariacde saber, se em Paraiba do Sul, há falta de água potavél (mineral) para a população.
    Esperamos seu contato, nosso:

    fth.rj1@gmail.com

    Cel: (21) 9.9819-0357

    Att.
    Marco Antonio Perito
    FTH- Forna Tarefa Humanitáris
    (*) Grupo de amigos voluntários para ajudar

    ResponderExcluir
  7. Gostariacde saber, se em Paraiba do Sul, há falta de água potavél (mineral) para a população.
    Esperamos seu contato, nosso:

    fth.rj1@gmail.com

    Cel: (21) 9.9819-0357

    Att.
    Marco Antonio Perito
    FTH- Forna Tarefa Humanitáris
    (*) Grupo de amigos voluntários para ajudar

    ResponderExcluir

Postar um comentário